Dermatoscopia Digital
A Dermatoscopia Digital é um método de diagnóstico não invasivo que permite examinar a pele do paciente de forma mais eficiente, principalmente as lesões pigmentadas como os nevos, mais conhecidos como pintas ou ”manchas”na pele; avalia também as unhas e couro cabeludo permitindo a identificação de lesões de pele suspeitas para câncer de pele.
Esta técnica usa luz polarizada para examinar áreas mais profundas da pele que não são visíveis com o olho nu, além disso, as imagens produzidas pela Dermatoscopia Digital podem ser guardadas e usadas para comparação futura, permitindo um acompanhamento mais eficaz dos pacientes.
O melhor tratamento para o câncer de pele é a prevenção e o diagnóstico precoce.
Mapeamento corporal de nevos
No mapeamento corporal de nevos são realizadas imagens de toda a superfície corpórea do paciente, documentando suas lesões de pele. Posteriormente cada pinta ou nevo e outras lesões de pele necessárias são numeradas (mapeadas) permitindo reavaliações futuras.
Após este mapeamento, é realizado o exame de dermatoscopia de cada lesão numerada. Todas as imagens são documentadas e assim será possível reavaliar e comparar cada lesão de pele assim como toda a superfície corpórea do paciente.
Este exame tem o intuito de acompanhar modificações nas pintas e diagnosticar mudanças que possam corresponder a um câncer de pele, assim como reconhecer o aparecimento de lesões novas.
Quem deve fazer o Mapeamento Corporal?
Indicado aos pacientes que possuam um risco elevado de desenvolverem melanomas ou câncer de pele:
- Pacientes com muitos nevos (pintas ou manchas) de pele;
- Pessoas que tiveram grandes exposições ao sol ao longo da vida;
- Histórico familiar ou pessoas que já tiveram câncer de pele;
- Pessoas com lesões de pele suspeitas;
- Pacientes com a pele muito branca, olhos claros e ruivos;
- Nevos congênitos (de nascença, principalmente os grandes).
Sempre que uma lesão na pele ou alteração nos nevos forem percebidos é importante procurar um dermatologista o mais rápido possível.
Com que frequência devo realizar este exame?
Recomendamos realizar este exame anualmente, em alguns pacientes pode ser necessário a realização semestral.
Quer saber mais? Leia “Como identificar o câncer de pele” em nosso Blog.
Avaliações da Dra. Ana Flávia Moraes
Recomendo sempre.